Evento de espíritas em Cuiabá em 2014 terá a participação de 6 mil caravaneiros

 

 

Nelson Severino e Gemima de Almeida| Redação 24 Horas News

Cuiabá vai sediar em 2014, além da Copa do Pantanal, programada para meados do ano, outro importante evento, de cunho religioso e cultural: a Concafras-PSE (Confraternização das Campanhas de Fraternidade Auta de Souza-Programa Social Espírita) e cujo objetivo do Encontro, de periodicidade anual, é desenvolver estudos e práticas da Doutrina Espírita. Será a 58ª edição do evento, com a participação de no mínimo 6 mil seguidores da Doutrina codificada por Allan Kardec, principalmente na sua obra O Evangelho Segundo o Espiritismo.

Faltando menos de um ano para a Concafras-PSE em Cuiabá, mais de 22 equipes, sob a orientação de 22 coordenadores, já estão mobilizadas na organização do evento, cuja programação será concentrada na Universidade de Cuiabá (Unic), onde os participantes vão pernoitar e fazer refeições. Para atender a demanda, sanitários e chuveiros serão improvisados nas dependências que servirão de alojamentos. Estima-se que entre 15 e 20% dos participantes, inclusive das delegações dos 20 países de língua latina que já confirmaram presença em Cuiabá, ficarão alojados na rede hoteleira, mas farão refeições na Unic.

A previsão é que para alimentar esse colossal número de pessoas, entre adultos, jovens e crianças, durante os cinco dias (28 de fevereiro e 1, 2, 3 e 4 de março), serão necessários entre 15 e 18 toneladas de alimentos. Só para preparar as duas principais refeições do dia – almoço e jantar – serão mobilizados diariamente 120 cozinheiros. A estimativa é dos dois principais organizadores da Concafras-PSE, Márcio Monteiro (Presidente do evento) e Marcos Oliveira, gestores da Associação Espírita Wantuil de Freitas, de Cuiabá, e Associação Espírita Eurípedes Barsanulfo, de Várzea Grande, respectivamente.

Segundo Marcos Oliveira, a realização da Concafras-PSE no período carnavalesco, a exemplo do Vinde e Vede, da Igreja Católica, e dos retiros, dos evangélicos, tem o objetivo de afastar as pessoas de todas as idades dessa festa pagã. Por isso, o evento é aberto a toda a comunidade e não restrita apenas aos espíritas. Conforme o gestor da AEEB, no carnaval é muito grande a densidade de espíritos das trevas da pior espécie que sobem para a crosta em que o Brasil está situado em busca de corpos para incorporar e a partir daí iniciar um processo obsessivo de consequências desastrosas para o obsediado.

A Concafras é uma homenagem à poetisa Auta de Souza, que nasceu em Macaíba-RN, em 1876 e cuja curta existência – ela morreu aos 24 anos – foi marcada por tragédias, como a perda prematura da mãe, do pai e de um irmão, aos 10 anos. Aos 14 anos, contraiu tuberculose. Auta de Souza foi alfabetizada aos sete anos e aos oito já fazia leitura para crianças pobres, mulheres analfabetas e velhos escravos na cidade onde vivia e se projetou como poetisa. O primeiro contato de Auta de Souza no mundo espiritual foi com o lendário Francisco Cândido Xavier.

A origem da Concafras-PSE foi a Campanha do Quilo, lançada no limiar da década de 50 e que se espalhou por todo o Brasil com o nome de Campanha da Fraternidade Auta de Souza, mantida por associações espíritas. Um dos objetivos da campanha é arrecadar, através de caravaneiros dos centros espíritas, alimentos não perecíveis, roupas, calçados, que, posteriormente, são distribuídos a famílias carentes. Um dos pioneiros da Campanha do Quilo foi o poconeano Nympho de Paula Correa, quando morava na capital paulista em 1952, e frequentava a Federação Espírita do Estado de São Paulo.

Nos cinco dias do evento para avaliação em nível nacional da Campanha de Fraternidade Auta de Souza, que além de fazer arrecadações, leva às famílias visitadas, através dos caravaneiros, conforto espiritual e mensagens doutrinárias, a Concafras-PSE promove palestras e cursos sobre o Espiritismo, dá passes magnéticos e realiza trabalhos de autocura, com a participação de famosos espíritos e que muita gente, inclusive renomados mentores da doutrina, prefere chamar de cirurgias espirituais, embora não sejam feitas incisões nas pessoas que buscam ajuda espiritual para suas doenças. A Concafras-PSE é aberta a toda a população e não apenas a comunidade espírita.

Mais informações:

Nelson Severino – 9959-7202

Gemima de Almeida Souza – 9962-5975

https://www.24horasnews.com.br/m428336/evento_de_espritas_em_cuiab_ter_a_participao_de_6_mil.html

 

 
 

 

CULTURA